Procure ajuda

A dermatite atópica (DA) é a forma mais comum de eczema. Pode ser muito difícil viver com esta doença.

Pode obter o apoio de diversos especialistas, dependendo das suas necessidades específicas.

Tudo começa com uma nova conversa. 

Seja persistente na procura de cuidados mais adequados

Desistir de procurar ajuda pode acontecer, sobretudo se as abordagens anteriores não foram ao encontro das suas expectativas. Contudo, vivemos um momento de esperança com novos tratamentos para formas moderadas a graves.

Quem pode ajudá-lo

Vários profissionais de saúde podem ajudá-lo de diferentes formas na definição de um plano adequado para si. É importante conhecer as diferenças entre estes especialistas.

Médicos

Médico de Medicina Geral e Familiar

  • Muitas vezes, o seu médico de família é o seu primeiro ponto de contacto. Inicialmente, irá avaliar os seus sintomas, considerar fatores como o seu historial médico e fazer um diagnóstico.
  • Dependendo da gravidade da dermatite atópica, o seu médico de família poderá considerar necessário um cuidado mais especializado e, portanto, referenciar para um especialista, uma vez que dispõe de um maior leque de opções de tratamento.

Dermatologista e Imunoalergologista

  • Um dermatologista é um médico especializado no tratamento de doenças da pele nas suas formas ligeiras, moderadas ou graves e poderá fornecer mais informações sobre o seu diagnóstico, bem como discutir diferentes opções de tratamento,que podem não ter sido considerados no passado. 
  • Um imunoalergologista é um médico especializado em alergias e sistema imunitário. Apesar da dermatite atópica não ser propriamente uma alergia, existem várias alergias comuns que podem coexistir. 

Médico de Medicina Geral e Familiar

  • Muitas vezes, o seu médico de família é o seu primeiro ponto de contacto. Inicialmente, irá avaliar os seus sintomas, considerar fatores como o seu historial médico e fazer um diagnóstico.
  • Dependendo da gravidade da dermatite atópica, o seu médico de familia deverá considerar necessário um cuidado mais especializado e, portanto, referenciar para um especialista uma vez que dispõe de um maior leque de opções de tratamento

Dermatologistas

  • Um dermatologista é um médico especializado no tratamento de doenças da pele. 
  • Os dermatologistas podem fornecer mais informação sobre o seu diagnóstico e discutir diferentes opções de tratamento que podem não ter sido consideradas anteriormente e que podem ser adequadas para si no futuro.

Imunoalergologista

  • Os imunoalergologistas são médicos especializados em alergias e no sistema imunitário. Estão muitas vezes envolvidos no tratamento e controlo de alergias alimentares e alergias respiratórias.
  • Apesar de a dermatite atópica (DA) não ser propriamente uma alergia, existem várias alergias comuns que podem coexistir. Alguns exemplos são a alergia ao pólen, ao pêlo de animais de estimação ou a alguns alimentos.

Associação de Doentes

Em 2018 , um grupo de pessoas com dermatite atópica e familiares criou a ADERMAP - Associação Dermatite Atópica Portugal, uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é apoiar e defender os direitos, necessidades e preocupações das pessoas que (con)vivem com DA.

Através de uma estratégia e plano de ações concertados, a ADERMAP visa ajudar a aproximar e capacitar a comunidade de DA em Portugal, bem como promover a troca de experiências, a investigação e a partilha de informação sobre esta doença, e sobre as formas de tratamento e controlo, esperando assim ajudar a aumentar os outcomes de saúde, nomeadamente no que toca à qualidade de vida das pessoas afetadas por esta doença, e pelas suas comorbilidades.

Encontre um especialista

Aqui poderá encontrar um diretório online de especialistas, criado pela ADERMAP, que permite a pesquisa por especialidade e conselho. Uma vez que a DA pode coexistir com outras doenças, este diretório inclui profissionais de saúde de diferentes áreas.

Uma nova conversa permite quebrar este círculo vicioso?

Por vezes, voltar a discutir a sua dermatite atópica com um médico pode ser a última coisa que lhe apetece fazer. Mas aprender a dar a devida atenção aos seus cuidados de saúde pode ser fundamental para quebrar este ciclo.

Conheça o impacto
dos seus sintomas

O saber é poder. Este questionário pode ajudá-lo a refletir sobre o impacto que a dermatite atópica tem no seu dia a dia, ajudando-o a compreender melhor a sua doença.